Pesquisa Quaest Indica que 66% dos Brasileiros se Opõem à Reeleição de Lula em 2026

Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 5 de junho de 2025, aponta que 66% dos eleitores brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Em contrapartida, 32% dos entrevistados defendem uma nova candidatura do petista, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder. Os dados mostram um aumento na rejeição a uma possível nova campanha de Lula, que era de 62% em levantamento realizado em março do mesmo ano, e uma queda no apoio, que era de 35%.

O levantamento foi realizado com 2.004 entrevistas presenciais em 120 municípios, entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A desaprovação a uma eventual candidatura de Lula é majoritária em diversos segmentos, sendo ainda mais acentuada entre eleitores que se identificam com a direita política, onde a oposição ao nome do atual presidente chega a 95%.

O cenário revelado pela pesquisa ocorre em um contexto de acirramento nas projeções para a disputa de 2026. O mesmo levantamento testou cenários de segundo turno e indicou um empate técnico entre Lula e seus principais adversários no campo da direita, como o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Esses números sugerem uma disputa mais competitiva do que a observada em pesquisas anteriores e um desafio para o projeto de reeleição do atual governo.

Fontes: